MISSÃO

A educação de toda criança começa dentro do próprio lar/família, a quem os pais transmitem valores éticos e morais para a formação do caráter pessoal dos seus filhos. Até pouco tempo atrás, educar estava relacionado à figura materna, que passava o dia em casa transmitindo afeto e cuidando para que seus filhos estivessem preparados para a vida adulta.

Com passar do tempo e as novas configurações existentes essa concepção foi tomando outro formato, como exemplo o aumento de mães solteiras e mantenedoras da casa dificultando ainda mais o contato direto com filhos passando a responsabilidade da educação informal para as escolas.

Portanto o objetivo principal da Casa da Criança é preparar essas crianças para a vida adulta, sem eximir os pais de suas responsabilidades, buscando soluções juntos aos pais e profissionais do local.

A instituição procura deixar as crianças mais próximas possíveis das rotinas familiares, desde os cuidados básicos de higiene pessoal como escovar dentes, lavar as mãos etc. As turmas são divididas por idade e por cores assim permite sanar as demandas de acordo com a idade e suas especificidades.

            Com a nova tipificação a casa procura trazer para instituição a presença constante dos pais com objetivo de aproximá-los do convívio natural dos filhos e reaprender o conceito de educação pessoal entre ambos. Essa atividade se faz de suma importância, pois grande parte dos atendidos encontra-se em situação de vulnerabilidade social e econômica, ou seja, para manter a família os pais passam a maior parte do tempo fora de casa deixando a educação pessoal para as escolas no qual também não possuem estrutura para tal ação.

            Os profissionais que atuam na Casa da Criança desde os educadores aos colaboradores da limpeza e cozinha também são instruídos em como servir ou trabalhar com as crianças sempre lhes proporcionando um aprendizado, como exemplo a pratica do silencio, os agradecimentos, o respeito ao colega do lado, a alimentação e às diferenças, principalmente aos limites estabelecidos.

            A Casa da Criança tem como objetivo também a inclusão social, através de voluntários, e na falta deles, e feita pelos próprios educadores no qual procuram mediante algumas brincadeiras, ações que desenvolvam o conhecimento das diversidades, tanto de gênero, cultural, profissional, objetivando assim representar a sociedade com todas as suas regras e leis, proporcionando um olhar mais critico diante da situação vivida, ou seja, através dessas ações as crianças conseguem levar para suas casas, pais e irmãos uma nova forma de educação, fomentando assim o interesse dos pais em também participar mais ativamente da educação dos filhos contribuindo também em harmonizar os laços familiares.

            Além do trabalho feito com as crianças e adolescentes a casa também mantém um trabalho com os pais, através de reuniões periódicas para discutir sobre comportamentos. O objetivo dessas reuniões é aproximar os pais de seus filhos, e trazer a eles a responsabilidades a que lhes são adquiridas a partir do momento em que se tornam pais e mães.

Um dos maiores problemas diagnosticados pelos profissionais da casa e a falta de comprometimento dos pais em relação ao cuidado geral dos filhos, ou seja, devolver a esses pais as responsabilidades adquiridas em relação a sua prole e em contrapartida também auxiliar as crianças em relação ao convívio com os pais uma vez que devido o cotidiano essas e outras ações não são realizadas em casa. 

Essa é um pouco da história e trajetória da entidade nesses longos dos anos desde sua fundação procurando manter a qualidade e finalidades de sua ação social o mais próximo da perfeição